quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Jangada Literária: ajudando a construir um país de leitores

Foto: Blog Jangada Literária

A leitura engrandece a alma, já dizia Voltaire (escritor francês). O contato com os livros ajuda a formular e organizar uma linha de pensamento. O hábito de ler está ligado a gostos pessoais, entretanto, seja por prazer, estudar ou manter-se informado, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação. 

O escritor brasileiro Monteiro Lobato, nos deixou uma herança literária e frases importantes, entre as quais: "Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê” - "Um país se faz com homens e livros". 

Pensando nesta necessidade primordial do ser humano desenvolver diversas habilidades, cinco organizações não governamentais uniram-se em prol do Projeto Jangada Literária, com o apoio do Instituto C&A de Desenvolvimento Social, através do Programa Prazer em Ler. O projeto surgiu oficialmente no ano de 2013, e tem por objetivo garantir o direito à leitura de crianças e adolescentes em Fortaleza (CE). 
Foto: Blog Jangada Literária 
O Projeto Jangada Literária concentra-se na busca da leitura como direito humano para crianças e adolescentes. Uma espécie de polo, com o propósito de promover a democratização e o acesso à leitura. Inicialmente cinco bibliotecas uniram-se, com a missão de levar o prazer da leitura para comunidades carentes. 

As atividades acontecem nas sedes das Organizações Não Governamentais, que passaram a contar com espaços de leitura que antes eram utilizados somente por frequentadores da região, depois transformaram-se em bibliotecas comunitárias que atendem os bairros: Jardim Iracema, Álvaro Weyne, Presidente Kennedy e Padre Andrade em Fortaleza e São Gonçalo do Amarante, região metropolitana. 

Outras ações são desenvolvidas nas bibliotecas: mediação de Leitura, empréstimos, devolução de livros, pesquisas, entre outras atividades.

Foto: Blog Jangada Literária
O Polo é formado pelas bibliotecas comunitárias:

· Biblioteca Comunitária Jardim Literário;

· Biblioteca Comunitária Criança Feliz;

· Biblioteca Comunitária Famílias Reunidas;

· Biblioteca Comunitária Sorriso da Criança;

· Biblioteca Comunitária Leônidas Magalhães;

· Biblioteca Comunitária Literateca.



Foto: Blog Jangada Literária
" O futuro das organizações e nações, dependerá cada vez mais de sua capacidade de aprender coletivamente" (Peter Senge).

Que está por vir:

As Ongs estão centradas em construir futuramente o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de Fortaleza (PMLLLB), um documento cujas diretrizes irão garantir a democratização do acesso ao livro e à leitura. O plano gera possibilidades de investimento na cadeia do livro: Escritores, Ilustradores, Bibliotecas públicas, Comunitárias, Escolares, Bibliotecários, Mediadores de Leitura e demais atores.

No entanto, para alcançar esse objetivo foi necessário o polo mobilizar o Poder Público e a Sociedade Civil, promovendo diálogos através de Encontros, Seminários e outros espaços que tornam possíveis a construção de um país de leitores.

O trabalho com as comunidades conta com o apoio dos voluntários. A bibliotecária Socorro Sales destaca a necessidade de mediadores de leituras para as bibliotecas. “Além de ler com as crianças, os mediadores irão trabalhar na organização do acervo, realizar empréstimos, receber devoluções, pesquisa... Muitas vezes nós, que trabalhamos na biblioteca, temos a necessidade de resolver assuntos externos, mas, há dificuldade para sair. Nos faltam pessoas para cuidar e atender aos leitores”.

Com informações Agência da Boa Notícia

Repensando o tema "leitura" - Segue uma coletânea de pensamentos e frases célebres, com imagens para você apreciar:




"De livro em livro viajo o mundo com parada obrigatória em todas as dimensões existentes no universo" (Isa Colli).




“O livro não é apenas um espelho que reproduz nossas ideias, é algo que instigue e estimula o pensar”.









2 comentários: